terça-feira, 6 de março de 2012

A importância da adoção de ciclovias




Atenta à importância de os Municípios oferecem infra-estrutura e incentivar a construção de ciclovias nas ruas, em benefício à qualidade de vida da população, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca algumas experiências internacionais de incentivo a este tema. Cidades como Copenhague, na Dinamarca, Bogotá, na Colômbia e Amsterdam na Holanda, por exemplo, colecionam importantes avanços com a priorização de ciclovias, ao invés de veículos.
Na capital holandesa - onde as crianças aprendem na escola a importância da educação no trânsito - encontra-se a maior concentração de bicicletas do mundo. Por meio de ciclovias, os pedestres podem chegar aos principais pontos da cidade, que também conta com estacionamentos e passarelas exclusivas para as bicicletas. O objetivo é deixar o local mais humano, sociável, além de diminuir a poluição e preservar o meio ambiente. Assim como Amsterdam, a cidade de Copenhague oferece boa infra-estrutura para uso de bicicletas. Como um em cada três habitantes utiliza este meio de transporte diariamente, é comum ver nas ruas da capital dinamarquesa pessoas indo de bicicleta ao trabalho e à universidade. Na América do Sul, o bom exemplo vem da capital colombiana. Desde 1998, Bogotá tem desenvolvido medidas e melhorado seu planejamento urbano para diminuir o número de automóveis que circulam pela cidade incentivando, por consequência, o aumento na quantidade de ciclovias e bicicletas.
"Estas iniciativas podem servir de exemplo para que os gestores municipais assumam o compromisso de proporcionar mais mobilidade aos pedestres e ciclistas", afirma o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.
Para os interessados em conhecer mais experiências sobre ciclovias, o documentário Ciclovias para cidades que queremos, produzido pela ONG I-CE (Interface Cycling Expertice), é uma boa dica. Ele mostra experiências bem sucedidas para transformar os Municípios em locais mais agradáveis para se viver.


Pensando na UEM, a ciclovia seria uma excelente ideia a ser implantada dentro e fora do campus, já que é notório o trânsito intenso nos horários de pico, que são de início e término dos períodos de aula, principalmente, o que incentivaria o uso de bicicletas reduzindo a emissão de gases poluentes no ambiente. Ao redor do campus, no trajeto da trilha eco cultural, há um alto fluxo de pessoas praticando atividades físicas como, caminhada, corrida, nas calçadas cheias de elevações e depressões, o que dificulta até mesmo um bom desempenho da atividade. No meio do campus, trilhas naturais foram "construídas" pela falta de uma via específica para a circulação das bicicletas, causando uma depreciação do gramado na UEM. Pela foto ao lado podemos notar também a falta de lugares específicos para que os  ciclistas estacionem suas bicicletas, fazendo com que prendam-nas nas escadas, postes, e passarelas. Esta é uma boa ideia a ser implantada!

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